quarta-feira, 23 de julho de 2014


"Otelo Forno e Fogão" - Um dos Pioneiros dos Programas de Culinária, no Brasil


Otelo Zeloni






Há muito sinto vontade de escrever um post em homenagem aos primeiros programas de culinária da TV Brasileira. Hoje, lendo o blog do excelente jornalista e blogueiro Marcelo Duarte,  escritor e autor do impagável "Guia dos Curiosos", ví um artigo que versava sobre o assunto, e me animei, enfim,  a falar a respeito.
Parece que todos são unânimes em concordar que o primeiro programa de culinária do Brasil foi o apresentado pela Ofélia Anunciato ( 1924  - 1998 ). Ofélia começou sua carreira na TV Tribuna de Santos ( SP ), em 1958, onde apresentou aquele que se conhece como o primeiro  programa de culinária da TV Brasileira: 'Meu mundo é a Cozinha'. Dez anos depois, já em 1968 portanto, ela estreava, na TV Bandeirantes, o seu mais conhecido show : " A Cozinha Maravilhosa da Ofélia ", o qual alcançou a incrível façanha de ter permanecido no ar por 30 anos .Neste programa, Ofélia,  todos os dias, na hora do almoço, preparava pratos de uma cozinha bem caseira. 
Ofélia, que faleceu em 1998, aos 73 anos de idade,  foi, sem sombra de dúvida, e ainda continua sendo, inspiração e referência para muitos culinaristas do passado e da atualidade.
No entanto, devo aqui confessar que a minha referência culinária particular não foi, em momento algum, a diva de todos. Óbvio é que, por vezes, assisti a alguns dos seus programas, mais provavelmente motivada pelo programa que se seguia ao dela : o "Confeitando Bolos com Marta Ballina" ,  esta sim, minha eterna musa  inspiradora.
Mas, o programa que realmente acendeu minha paixão pela culinária foi um que, tenho certeza, pouca gente há de se  lembrar. Foi um reality produzido e levado ao ar pela extinta TV Tupi lá pelos idos dos anos 70 : 'Otelo Forno e Fogão', apresentado pelo ator e comediante ítalo-brasileiro Otelo Zeloni ( também Família Trapo) e sua esposa Gióia Stefanini. Este  sim, foi o programa  que verdadeiramente me motivou a produzir minhas primeiras receitas. Atualmente, reconheço que o fato de ele ser apresentado por um comediante imprimiu um estilo bem mais despojado ao mesmo, mais parecido, portanto, com os realities de hoje. Este clima, de forma alguma, poderia ser encontrado nos programas da própria Ofélia, os quais apresentavam, invariavelmente, um caráter extremamente formal,  sério, monótono, e até mesmo taciturno, por vezes. O que, para mim, a bem da verdade,  jamais chegou a encantar, e muito menos agradar, nem que fosse ao menos um pouquinho. Gosto não se discute, afinal.
 Porisso, hoje reconheço, sem pestanejar, que este estilo de programa apresentado por Zeloni foi o que realmente logrou conquistar, desde cedo, meu coração, e foi o que originalmente me incentivou a, nos dias atuais, rumar pelo caminho da Gastronomia.
Assim, enquanto todos rendem homenagens à diva Ofélia, eu peço licença, aqui, para rendê-las a este ator e comediante italiano, naturalizado brasileiro, e também saudoso Otelo Zeloni, que mesmo depois de tantos anos de sua morte, ainda consegue causar em mim, esta emoção tão genuinamente verdadeira. Assim, 
Grazie Mille, Zeloni.





Fontes e Fotos:

www.famososquepartiram.com