sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

HOMENS GOURMET: Brincadeira(s) de "Menino(s)"


Chefs do "Homens Gourmet"
Simplesmente, INASSISTÍVEL. É o que podemos dizer deste reality brasileiro, levado ao ar, aqui,  pela Fox Life. 
Admitimos que, de verdade, tentamos, por várias vezes, dar uma chance, a nós mesmas, e também a eles, é claro, de apreciar este programa culinário, apresentado por um grupo de 4 chefs brasileiros.
Mas, infelizmente, não funcionou.
Reconhecemos que é muito natural, e até bastante saudável que se estabeleça um clima de diversão durante as gravações deste tipo de show. Mas, como sempre digo, na vida, assim como na arte, "TUDO QUE É DEMAIS É  MUITO". E esta máxima se aplica igual e perfeitamente, a este reality. 
Diferentemente do Cozinha Caseira (aqui), uma versão feminina exibida no mesmo canal e, curiosamente, dirigida pelo mesmo profissional, os chefs do  Homens Gourmet exageram, e muito, na dose das brincadeiras entre eles. Isto, infortunadamente, faz com que, na maioria das vezes, acabemos perdendo o foco naquilo que que seria, efetivamente, o objetivo final do programa: a execução das receitas. Todos falam ao mesmo tempo sobre coisas que, por vezes, nem conseguimos distinguir, ao certo do que se trata. 
Por vezes, quando há um raro e desejado minuto de silêncio, ficamos até nos segurando, com tamanho medo de perdermos algum detalhe, que acabamos nos desconcentrando totalmente do resto. Enfim, um stress total.
Já no Cozinha Caseira, ao contrário,  embora as divertidas apresentadoras também se utilizem de expedientes lúdicos durante suas apresentações, elas procuram, inteligentemente,  fazer com que estes sejam feitos em doses bem calculadas, em momentos apropriados, de forma a não comprometer a compreensão das receitas, em si,  e muito menos a dinâmica do programa. Isto acaba,obviamente,  resultando num produto final absolutamente perfeito e extremamente delicioso de se ver.
Para piorar, ainda mais, se é que é possível, a situação dos meninos, em um dos episódios recentes, um dos chefs, o inegavelmente talentoso Guga Rocha, fêz um adendo, ao final do programa, dizendo não ligar, nem um pouquinho, com as pessoas que se mostravam incomodadas com seus excessos de brincadeiras. Argumentou que ele e os rapazes eram amigos pessoais, fora dali, e finalizou, sugerindo, subliminarmente, que nós deveríamos, mesmo, é   continuar "engolindo" , por assim dizer, as manifestações explícitas de amizades entre eles.
Desculpem-me, mas nós nos permitimos  discordar inteiramente dele, na medida em que estes  tipos de manifestações, além de NÃO fazerem parte do reality, em si, contribuem, grandemente,  ao contrário,  para comprometer, e muito, a sua qualidade. 
Nem mesmo no reality Júnior Master Chef Austrália (aqui), um programa onde os participantes são todos crianças menores de 12 anos, somos obrigados a nos sujeitar a tamanho nível de infantilidade e desnecessária dispersão. 
Nossa opinião sincera é que, se há um clima de amizade verdadeira entre os chefs do programa, lindo,  parabéns, para eles!!!! 
Mas que isto não contribua para desvirtuar a real intenção do show. Lamentável!!!! 

Fontes e Fotos:
 gastrovia.com.br